Porque é que nos enamoramos?

"Porque nos sentíamos insatisfeitos, inquietos, sozinhos, mas também plenos de vida e prontos pra um novo encontro, para renascermos livres e felizes. O enamoramento eclode quando o indivíduo se sente oprimido, enfraquecido, aprisionado e impedido de exprimir as suas potencialidades e por isso, ao encontrar outra pessoa na mesma situação que a sua, abre-se, liberta-se e floresce. Para fazer desabrochar as flores, é necessário privá-las de água. A flor, diante do perigo, abre as pétalas, espalha o seu pólen e gera uma nova vida. Apaixona-se o jovem que deixa a família e se aventura no mundo, apaixona-se a pessoa que mudou de cidade e de emprego, que corre rumo a tudo o que é novo. Apaixona-se todo aquele que descobre estar a viver dentro de si o desejo de uma felicidade que nunca experimentou."

"Lições de Amor - Duzentas perguntas e respostas sobre o amor, sexo e paixão", Francesco Alberoni, Bertrand Editora

1 comentário:

Carpe Diem disse...

Este senhor escreve coisas serias e realistas, existem pessoas que se enamoram muito facilmente e por vezes querem impor a sua vontade mesmo que a outra pessoa n demonstre interesse.

Por outro lado, os relacionamentos actuais sao fogos fatuos, as pessoas n perdem tempo a conhecer as outras e qq engano leva ao desencontro.

Beijos
Nuno.