O Haver que me fica á Desamão e me deixa Desinquieta

Porque é que o português, pelo menos o do norte, tem a mania de colocar um DES á frente de certas e determinadas palavras ? Será para reforçar a ideia? para lhe dar mais emoção?
Ora vejamos.
"mande-mas para casa porque me fica á desamão" - ou seja, fora de mão !
"lá vem este desinquietar-me" - ou seja, inquietar-me !
e outras que agora não me lembro.

Se todo o português decidisse falar com um DES á desfrente de todas as despalavras, despenso que as desautoridades descompetentes desteriam que despensar num desnovo desdialecto desportuguês. Até o desmirandês deseria demais desfácil de desperceber!

Ufa que canseira!

e o verbo Haver?! Bom este é de gritos!
Há muita gente que não sabe conjugar o verbo haver na 3ª pessoa do plural! e fica uma coisa mais ou menos assim:
- hadem cá vir buscar isto! ou há-dem ?! agora tou na dúvida......

Apetece atirar para o chão e desatar ás gargalhadas! eu ouvi isto da boca do funcionário de um banco! Não digo qual porque não quero fazer publicidade, acabei de fechar a conta nesse banco!

E resulta: se pedirem para conjugarem o verbo haver sai sempre "eu quero" "eu tenho" ópá não me lembro!"

então para lembrar os mais esquecidos:
Eu hei
Tu hás
Ele há
Nós havemos
Vós haveis
Eles hão

Caso haja erros neste texto por favor não se riam e façam as correções.

5 comentários:

Brunhild disse...

Credo! Até fiquei arrepiada com tanto desportuguês!... :s

Ha-des, ha-des... :D

Ortlinde disse...

ah! eskeci essa do hádes!! Boa Brun!

CatFish disse...

erros nao digo mas tou a ver que a nova valquíria já trabalha fiel ao acórdão :) (correcções)

Existe mais uma variação do verbo HADER, para além do HADES e HADEM, eu já assisti, numa repartição de finanças a ser proferido o quase lendário HADEMOS.

Beijinho*

Carpe Diem disse...

Isso deve ser so no Norte...aqui e mais frases de futebolista com o "prontos" :)

Ortlinde disse...

catfish:

foi mesmo erro de digitação !