Nada é mais perigoso do que o silêncio

"deve ser horrivel ser-se deixada por ti"

Ele lembrava-se de ter chegado a pensar "posso dizer o mesmo", mas nada disse.

(...)essa frase, essa terrivel defesa, ele passeara-a depois, ao longo dos anos, ao ,longo das dezenas de outros corpos, ou o que se deva chamar a essa confusa fusão de um corpo que não obedece á cabeça, de sentimentos que afinal não passam de sensações e onde tudo é desesperadamente contraditório: porque não te amo, tenho este corpo para te oferecer; porque te amo fujo e desapareço. E, porque desapareço, não te esqueço, porque essa é a minha forma de te amar - tudo o resto é ainda mais e mais sofrimento.

(...) Porque nada é mais intimo e mais indestrutivel do que o silêncio partilhado. Tudo o resto são apenas palavras, sons, frases, coisas que qualquer um pode dizer. Podemos desdizer hoje o que dissemos ontem, podemos gritar hoje, por ódio, o que ontem segredávamos por amor. Mas o silêncio fica, porque nunca mente, porque é tão intimo que não pode ser representado, é tão envolvente que não pode ser rasgado.

(...)Sei quanto se amam no silêncio e á distância e não sei dizer como acabará a sua história. Ele destrói-se, ela defende-se. Cada um deles faz por desejar ou fingir desejar a salvação própria, mas, acima de tudo, teme a salvação do outro. O silêncio é o que lhes resta, o que os une, uma finissima pelicula de tempo suspenso, para além da qual não há nada mais do que a escuridão dos abismos. E, por isso, nenhum deles ousa qualquer palavra, qualquer gesto, qualquer coisa que possa romper esse ténue fio que os prende á eternidade.

(...)uma lição útil: nunca devemos amar em silêncio, nada é mais perigoso do que dividir com outrém os pensamentos vividos em silêncio. Um amor feliz precisa do turbilhão das palavras, das frases aparentemente inúteis e sem sentido, precisa de adjectivos, de elogios, do ruido das banalidades. Não há felicidade que não seja tantas vezes fútil, tantas vezes inútil.


(Miguel Sousa Tavares)

4 comentários:

Brunhild disse...

Fiquei arrepiada e mais não digo. Que sensação estranha!...

Ortlinde disse...

este Miguel leva-me ás lágrimas....

Ortlinde disse...

nao me digas que mais uma vez acertei na muche?
Estamos ligados Brun, estamos ligadas!

Brunhild disse...

Oh yeah... Em cheio no porta-aviões! :)