E se te calasses ?

Ontem á noite depois da rotina caseira despachada, sentei no sofá para assistir na tv a entrevista de Mário Crespo.
Este é um dos poucos jornalistas que ainda admiro, não só pela sua postura serena e segura sem vedetismo como entrevistador, como também pelo seu historial profissional, nomeadamente a figuras publicas da politica internacional.

Mas ontem fiquei irritada! Primeiro a voz e a figura do Sr.Alberto João por si só já me dão nos nervos, depois porque fiquei todo o programa á espera que o Mário conseguisse fazer uma pergunta até ao fim, sem ser interrompido pelo entrevistado e que este respondesse finalmente a uma pergunta. Óbviamente isto não aconteceu porque enquanto o Mário verbalizava a dita o João fazia propaganda anti-socrática, sobrepondo a sua voz á do outro. Irra!

Já todos sabemos que o Joãozinho anda ás avessas com o Zézinho! Eu também não simpatizo com o nosso Primeiro e Eu posso falar porque Eu Não Votei Nele nem no seu Partido! Mas ontem quase lhe acendia uma velinha....daqueles muito pequeninas....quase....mas não acendi.

O Sr.Alberto João fala muito e demais e sempre que o vejo vem-me á idéia o Budazinho ruborizado sentado num florido jardim. O homem é um culto para os madeirenses!
E depois vem com aquele suspense burlesco sobre a sua recandidatura. Nem sei porque fazem o escrutinio. Ele candidata-se sempre logo ganha sempre.

Como é que esta criatura quer a independência da ilha, quando grande parte da população é funcionária publica, quando há ainda uma grande percentagem de analfabetos, quando é o governo da republica que paga:
- a segurança social dos madeirenses
- o rendimento social de inserção
- a universidade da madeira
- os apoios ao sector agricola
- os serviços dos tribunais
- ainda os serviços de policia, cadeia, marinha, exército, força aérea
- apoia as viagens ao continente dos residentes da ilha e dos estudantes mais carenciados.
- apoia o acesso gratuito aos canais generalistas por cabo
- fundos e mais fundos entregues ás câmaras das regiões
e outros dinheiros que devem sair do continente que desconheço.

E agora a cerejinha em cima do bolo: todos os impostos arrecadados aos madeirenses ficam retidos nos cofres do governo regional! Toma!

Fiquei desanimada porque ainda me está na memória a polémica entrevista ao bloco e quando questionados sobre a "ceifa" invasiva do milho trangénico numa propriedade privada, o Mário leva o "padreco" a dizer que afinal os meios não justificam os fins, porque a violência não é legitima num estado de direito democrático!

Vou continuar a assistir ás entrevistas do Mário Crespo, mas espero vê-lo no seu inconfundivel estilo acutilante mas não agressivo, imparcial, mas sem o circo de opiniões a que estamos habituados por esta nova vaga de jornalistas que só trabalha para o protagonismo.
Os jornalistas são "fazedores" de opinões mas o bom jornalista é aquele que esclarece as nossas dúvidas sem transparecer a sua opinião.

Da próxima vez amordacem o João e só lhe tirem a mordaça depois de terem a certeza que ele ouviu a pergunta e vai responder!

6 comentários:

Bruno Ramalho disse...

gostava de ter apanhado isso :D

mas especialmente um programinha inteiro dedicado a calarem aquele alarve! ;)

Ortlinde disse...

a unica coisa que saiu da entrevista foi:

"vou ou nao ou candidatar-me eis a questão"
o psd tem que fazer um retiro espiritual
"eu não gosto do sócrates"

Uma bosta de programa. Já não é a primeira vez que convidam esta criaturinha para estrear programas deste género,ainda não percebi porquê!

Bruno Ramalho disse...

pois, seca não vale a pena, só queria ver mesmo um em que o deitassem abaixo ;D ehehe

Ortlinde disse...

não há jornalista com estaleca pra este gajo!
circo perfeito era : o joao,o jorge nuno e o major loureiro! ah ah ah

Brunhild disse...

Ai, Ort, não tens coisinhas melhores para fazer? Como por exemplo ir a aniversários surreais ou assim? :D

Não suporto esse homem! Aliás, não suporto políticos em geral. E, talvez, esse em particular. E o Santan Lopes. E o Sócrates. E o emproado do Mário Soares. E... é melhor ficar por aqui.

Ortlinde disse...

AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
bem metida essa dos aniversários!!! é logo!espero que ninguem falte á festa! eu gosto é de movimento!