Crónicas de Praga: passeando pela cidade

Programei o despertador para as oito, de modo a poder tomar o pequeno-almoço e aproveitar o dia. Mas este parece que tocou cinco minutos depois de eu adormecer. Devo ter dormido muito rápido.
Não fiz caso da musiquinha que tentava despertar-me e virei-me para o outro lado, a roncar.
Quando acordei, passadas duas horas e com peso na consciência por não estar a aproveitar devidamente a minha visita a esta cidade, saltei fora da cama.

Passada uma hora, estava a bater a porta do hostel.
Destino: Castelo de Praga, do outro lado do Vltava.
Mapa na mão, percurso delineado e olhos postos nas placas das ruas, segui caminho.

É impossível seguir o caminho que nos propomos, por estes lados. A cidade chama por nós, distraí-nos. A arquitectura é qualquer coisa de fenomenal, os restaurantes são lindos e para todos os gostos, as lojas são de perder a cabeça. De modo que, resolvi colocar o mapa no bolso e ir por instinto, sempre de máquina fotográfica em riste. Ia onde a cidade me levasse.

Curiosamente ela levou-me até ao Rudolfinum. A partir daí, segui ao longo do rio até à Ponte Carlos. Linda! Com uma vista fantástica para ambos os lados da cidade.

Já do lado de lá, rumei para o Palácio, no alto.
Dei graças à minha condição física ter melhorado alguma coisinha desde que comecei a correr. A subida até ao Palácio é agreste. Mas faz-se.

Quando cheguei ao cimo, a vista cortou-me a respiração. Esta cidade é, de facto, rica e linda.
Mas o melhor ainda estava para vir. O Palácio, as redondezas do Palácio, a Catedral de S. Vitor e tudo o resto é... Lindo! É de nos perdermos com tanto detalhe. Absolutamente lindo!

Desci e voltei a perder-me pela cidade, em ambos os sentidos, desta vez, do outro lado do rio.

Finalmente dei com uma ponte e regressei ao meu lado da cidade.
Passei pelo Teatro Nacional e não resisti a comprar um bilhete para a ópera Carmen, amanhã à noite. 100 CZK, aproximadamente 4€! É impossível não se gostar da cidade! E quase ficava por 50 CHZ, quando a menina confundiu o meu Visa Electron por um cartão de estudante. Hei-de chegar aos quarenta e ainda há-de haver quem me pergunte se sou estudante!...
Ainda perguntei se não havia problema de ir de calças de ganga. E ela disse-me que não. Espero bem que não! Mas estou de pé atrás, depois do aparato que vi no Rudolfinum, não sei bem o que esperar...

Segui em direcção à Praça de Venceslau, mais um ex libris da cidade. Não sem antes me perder novamente. Que cidadezinha mais petulante. Só faz o que lhe apetece!

Durante o percurso, não pude deixar de comparar Praga ao Porto.
Para é rica e linda, mas falta-lhe algo. É demasiado polida para meu gosto. Falta-lhe aquele sentimento que a minha cidade tem e que eu adoro. Senti saudades...

Chegada a esta parte da cidade, tipo Avenida dos Aliados, fui arrebatada pelo consumismo: lojas e mais lojas a chamarem por mim! Mas resisti. Só comprei umas luvas porque, a esta altura do dia, a resistência ao frio já era pouca.
Mas, se sobrar tempo, e “tempo”, volto lá.

Tentei voltar à Old Town Square sem ajudas mas não consegui. Tive de recorrer ao mapa. Queria chegar lá ainda com luz suficiente para tirar as minhas fotografias do Relógio Astronómico.

Da minha casa de partida, regressei ao hostel. Coloquei a correspondência em dia e fui jantar a um restaurante típico.

São agora 22h, já planeei o meu dia de amanhã, acabei a minha pint e estou pronta para ir descansar.
Pressinto que amanhã me vão doer os ossinhos todos do corpo. Aqueles que tenho e aqueles que não tenho. Mas com a sensação que valeu a pena!

4 comentários:

Anónimo disse...

ainda bem que estás a gostar :D
tira muitas fotos para eu ver depois !

beijinhos e até amanha (x *

Carpe Diem disse...

Então e as fotos não aparecem no blog a engalanar o texto porquê? Esse preço de bilhetes de ópera é surreal e irreal!! Tb quero!!!

Agora, calças de ganga na ópera n me parece nada bem, mas...

Podes acordar cansada mas sentes que está a valer a pena e isso sim é o mais importante!!

Continua e eu ca fico roido de inveja, beijos enormes:
Nuno.

Ortlinde disse...

aaaaaaaaaaadorei!!!!
agora não escapas de escrever o conto ! tens aqui muita coisa para um inicio fantástico: uma aventura em praga, perdida em praga, esta viagem vai ser o motor de arranque, eu até já estou a imaginar o personagem!! Hi hi hi, não te vou largar com esta! depois é só abrilhantares com aquele teu humor a que já nos habituaste!
Vai por mim Brunhild, eu nunca me engano !! Tu tens jeito para isto!!!!
Beijinhos

Brunhild disse...

Eu conto tudo!... :D
Nunca se sabe o que surge ao virar da esquina. A vida é cheia de surpresas. Talvez... Talvez...
Depois planto a árvore e tenho um baby :D

E sim, fui de calças de ganga. :D
Não gosto de imposições, nem acho q uma coisa tenha a ver c a outra. Por isso, jeans todo terreno.