O homem balança

Finura, graça é assim que se reconhece um balança. Até o homem do signo tem algo de feminino na aparencia graças a vénus, que o domina. Dotado de grande poder de sedução, não procura impor-se mas fascinar.

Nada nele é chocante ou atrai as atenções, a não ser a precisão dos gestos e uma especie de distinção natural que possui seja qual for o seu meio social ou ambiente em que se encontrar. Conrad Moriquand atribui-lhe "um sorriso em chapelada..." o sorriso de Aramis, o mais fino e diplomata dos 4 mosqueteiros.

Balança sofre de uma emotividade excessiva; a violencia o barulho, as pessoas que gritam ou falam muito alto metem-lhe medo, visceralmente, e provocam nele descargas de adrenalina.

Diz-se que balanca é o signo do equilibrio....nada mais falso: é o signo que mais intensamente busca o equilibrio.

O balança não consegue deixar de ter os outros em consideração. Isto é, hesitará em ferir, em cometer actos agressivos, com receio de magoar. Pois ele projecta nos outros a sua própria sensibilidade e susceptibilidade e, em muitos casos, isso impede-o de agir. Mas, ao mesmo tempo, isso torna-o muito vulnerável aos olhos dos outros, ás sua criticas, daí certas paralisias.

È um homem conciliador , diplomata, hábil e inteligente, que dá provas de um notável espirito de rectidão. Pelo menos esforça-se por pesar os prós e os contras, por não cometer injustiças. No entanto, e sem duvida porque experimenta grandes dificuldades em cortar a direito e em pôr fim ás suas hesitações, agarra-se aos seus juizos e ás suas decisões com rigidez e pode nessa altura revelar - o que causa sempre surpresas - uma faceta tiranica, maniaca e exigente.

Abriga-se por trás de um certo moralismo, dum certo conformismo, até. E, no entanto, quando o atacam nesse terreno, quando fazem apelo para a sua largueza de vistas, para a sua rectidão, ele reage com boa vontade e procura compreender melhor.
Outros refugiam-se na futilidade, no diletantismo, no aspecto mais venusiano e feminino do signo, para evitar as grandes decisões e os actos heróicos.

Cortês, fascinante, gentil e sentimental, o balança seduz com facilidade. Mas pode ser criticado pela sua "cobardia", pelo seu gosto pelo compromisso. Deve aprender a exteriorizar a agressividade que existe necessariamente num ser tão sensivel.

È um esteta, um artista, um apreciador da beleza.


Como ama?

O balança nao resiste ao fascinio que exerce; isto é, não consegue dizer "não", recusar, depois de ter posto um certo mecanismo em acção. Costuma dizer-se que a sua vénus é a do "encanto vienense", a vénus do champagne e da valsa, dos luares romanticos e dos poemas de lamartine. Tenta transformar a sua corte numa pequena obra de arte do genero e cai assim no laço que ele próprio armou.

Neste caso arrisca-se a uma vida complicada. Mas como é um sentimental, não tarda a apaixonar-se e nessa altura passa de uma mulher para outra sem saber qual a que prefere. Compromete-se com todas e não se consegue decidir a magoar nenhuma pois, ainda por cima julga-se insubstituivel.....De qualquer forma as decisões nunca partem dele; e é isso que ele deseja com toda a sua alma.

Ama o amor pela ideia que faz dele, pelo pretexto que ele lhe fornece para traçar arabescos no céu ou para escrever poemas.

O trovador apaixonado pela sua dama não morrerá enquanto existirem balanças!

Ele gosta de mulheres muito femininas, um pouco misteriosas, um pouco inacessiveis, até mesmo altivas e perigosas....Como não assume os sofrimentos que inflige aos outros , por cobardia, adianta-se ao castigo e esforça-se por sofrer.......é tão romantico!....

Quando casa vai animado das melhores intenções do mundo, - seria mais correcto dizer: quando casam com ele - espera ser fiel e respeitar o "contrato".
Mas esta criatura fascinante, conciliadora e amável não proporciona uma vida fácil. Depressa se torna "conjugal", exigindo camisas limpas e passadas a ferro todos os dias, pratos bem apresentados , cuidados de toda a espécie, ao mesmo tempo que faz insinuações mais ou menos meigas acerca de cabelos um pouco gordurosos!

Para lhe agradar, uma mulher - a sua mulher - deverá ter sempre o ar de quem
acabou de sair de uma caixa. Se ela não for virgem ou balança, acabará por se irritar.

Dificultará o mais possivel o divórcio numa tentativa de escapar a um confronto que considera intolerável, esforçando-se por levar a mulher a reconsiderar e multiplicando as concessões.
No entanto se ela estiver decidida, ele inclinar-se-á perante a força da lei.

Se fosse um instrumento de musica seria uma viola.

16 comentários:

Bruno Ramalho disse...

ouch! algumas partes são assustadoramente reais! Obrigado pelo papel vegetal ehehe :D

Brunhild disse...

:D
Same here!

Ort, revela a fonte de tal sabedoria!... :D

Ortlinde disse...

o proximo vai ser gemeos para o Nuno, pode ser que assim ele se manifeste por aqui!! :)

Brunhild disse...

ahahahahah
Boa sorte!!!

Esse é... como dizê-lo... sinistro! Difícil de "apanhar"! :D

Ortlinde disse...

eu no sabado caí e ele tambem nao me apanhou! fiquei com o joelho esmurrado! sabes Nuno?!

Brunhild disse...

ahahahahah
Não custa tentar, né?!...

Aposto que se fosse um instrumento seria um contrabaixo!...

Ortlinde disse...

ou um surdo......

Carpe Diem disse...

Ainda tou à espera do homem Escorpião, mas quem espera sempre alcança como ouvi dizer...

Beijos à astrologa Ortlinde:
Nuno.

PS: Só espero que a faceta de astróloga seja só isto, n te metas nas plásticas como a tua "colega" Maya :)

Anónimo disse...

tenho tendencia para cair mais do que para amparar... mas eu até tentei... fazemos assim... vais caíndo,... e eu caio junto.

sempre a ajudar, brun... sempre a ajudar!

Brunhild disse...

O que é que eu fiz agora????!!!!...

Ortlinde disse...

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHH

CONSEGUI!!!!!!!

o Nuno deu o ar da sua graça!!!!

Combinado, vamos ver quem tem mais "queda" pra coisa!! :D

Por favor alguém leve a malinha dos 1ºs socorros!

Carpe:
vai sair o teu escorpiao, o signo mais sexual do zoodiaco!

Nao sou adepta das plasticas e nao me chames astrologa porque eu limito-me a copiar dos livros e não quero ter a D.Maya á perna!:)

Brunhild disse...

Eu levo, eu levo!

(E a máquina fotográfica também! eheheheh)

Anónimo disse...

era uma malinha dos 1ºs socorros, não era uma carteira nova...

Brunhild disse...

Isso! Dá-me ideias!!! :D

Ortlinde disse...

lá está ele a provocar.....

Anónimo disse...

Acho muito correcto