(!) A cidade dos que partem



O riso é uma arma. Poderosa. Por vezes é um riso amargo, mas o sabor final é de vitória sobre a modorra dos dias vencidos. "A cidade dos que partem", da Palmilha Dentada, em cena no Teatro Carlos Alberto é o fogo de artifício que não podemos perder. Teatro, um musical de luva branca, que, de uma forma rara, fala desta cidade tantas vezes abandonada. Contemporâneo, como são as obras feitas à flor da pele, malandro e alegre, de quem faz com gosto. Uma peça do Porto, a reclamar o nosso testemunho.

"Alguns dizem que as tripas à moda do Porto surgiram porque as gentes da cidade ofereceram a carne para alimentar os lisboetas no cerco da cidade. Outros dizem que o sacrifício foi em nome da nação que se expandia além fronteiras em naus repletas de tripulações famintas. Outros dizem que é apenas uma má ideia de um mau cozinheiro.
Outros ainda dizem que quando a vida nos dá tripas temos que fazer feijoada. Nós? Dizer, não dizemos nada. Desta vez cantamos. Cantamos a cidade e as tripas. Cantamos as chegadas e as partidas. Cantamos o que somos, o que fomos e o que achamos que somos ou fomos, mas que afinal nunca chegámos a ser. E rimos. Rimos bastante. Em primeiro lugar, rimos de nós mesmos. Depois, rimos dos que nos governam, rimos dos que são governados, rimos dos que vão embora, rimos dos que cá ficaram, rimos dos que sonham e… sonhamos com eles. Portanto, voltamos a rir de nós mesmos."

Teatro da Palmilha Dentada


22 comentários:

Bruno Ramalho disse...

fui ver ontem, é uma delícia!!! :D

Brunhild disse...

Ainda ontem pensava "há mto tempo que não vou ao teatro!". Cá está a oportunidade! ;)

Ortlinde disse...

e porque não me cumprimentaste navouporai?! eu tambem fui ver ontem! :D

Bruno Ramalho disse...

eh lá... disse-me uma amiga minha que trabalha no TECA que me ouvia a rir lá em cima... por isso, se ouviste rir um bocadinho a mais, era eu lá no cimo de tudo encostadinho à parede! ;D

devias ter ido ao Pipa Velha depois, para me cumprimentares a mim e aos actores que foram pra lá ós despois do espectáculo! eheheh

Ortlinde disse...

eu fui para aporta dos artistas e eles convidaram para ir, mas ontemsó me apeteceu ir para casa dormir, estava muito cansada.

Bruno Ramalho disse...

eh lá, estava gente muito jeitosa em frente à porta dos artistas quando eu saí (fui dos últimos a abandonar o teatro), estavas lá? eras tu?? ehehe

Ortlinde disse...

nao sei, fui a primeira a chegar porque fui dar um beijinho e agradecer o espectaculo a uma das meninas mas quando saí estavam lá umas jeitosas, estvam.....:D

Ortlinde disse...

nao ouvi ninguem a rir mais alto que eu e a janeca!

Ortlinde disse...

se eram loiras, não era eu! AH AH AH

Bruno Ramalho disse...

nada de loiras, essas não chamam à atenção! :P

mas já vi que te piraste cedito, foi pena, o pipa velha estava engraçadíssimo com a luz a ir sempre abaixo! LOL

Ortlinde disse...

deves ter passado por mim, ainda estive um bom bocado lá.

Prá proxima leva uma flor na lapela! sim?

Bruno Ramalho disse...

olha então eras tu!!! ;D

vou fazer por isso... eu vou, eu vou, fazer por isso eu vou... laa laa laala alaa laaa laa laaa eu vou... eu vou! LOL

Brunhild disse...

HAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

Alguém me disse, há tempos, não há coincidências!
Lindo! :D

Bruno Ramalho disse...

dás-te com gente parva tu pah! LOL ;PPP

Brunhild disse...

Não percebi! Quem é que se dá e quem é que é parva?!...

Ortlinde disse...

pelos vistos todos nós! que é com quem tu te dás! AHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Bruno Ramalho disse...

exactamente Ortlinde!!! Eu de início até queria dizer que o gajo que tinha dito aquilo das coincidências é que era parvo ;P

mas pensando bem, não quero deixar ninguém de fora!!! LOL ;DD

Bruno Ramalho disse...

mas é de salientar que é de gente parva que eu mais gosto! LOL Como por exemplo, os palmilha e a sua trupe, são todos uns parvos, e eu gosto tanto deles! ;DD

Brunhild disse...

Então e eu? Tb posso ser? Vá lá! Deixem!!!

Isto hj tá bonito! Vivam as sextas-feiras! :D

Ortlinde disse...

PARVOVIRUS club!!!!

Bruno Ramalho disse...

clube dos poetas parvos! LOL

Ortlinde disse...

e cantoras também.