somos o povinho do bitaite *

Há uma característica do povinho português que me irrita profundamente. E olhem que eu nem sou facilmente irritável.
Qual é? O bitaitanço!

Português que se preze, pode ter chegado à conversa a meio, ou mesmo no final, pode nem saber do que se fala, pode conhecer somente uma versão da estória, pode nem conhecer a estória de lado nenhum, pode nem conhecer os intervenientes da estória, mas jamais se privará de mandar o seu bitaite.
E o bitaite não virá na forma "eu acho", não se iludam! Será um bitaite cheio de si mesmo, com recheio a toda a certeza do mundo.

Na minha vida não admito bitaites. De ninguém! Seja quem for. Nem mesmo do Pápa.
Temos pena!
Da minha vida sei eu. E ninguém tem nada a ver com isso. O que sinto, as decisões que tomo, os caminhos que escolho... Tudo meu!

Há de facto pessoas a quem recorro quando me perco. São muito poucas. Pouquíssimas.
Procuro-as para falar, procuro-as para que me dêem a sua perspectiva. Mas cabe a mim a decisão ou não. E elas sabem disso. Conhecem-me bem.

Não dou a ninguém o direito de interferir na minha vida. De se achar dono(a) e senhor(a) da verdade, para poder sequer ousar opinar sobre o que devo ou não fazer. Opinar sobre o que eu sinto ou sobre quem eu sou.
Até porque da minha vida ninguém sabe. O que sinto, sei eu! Mais ninguém.
Sabem o que eu deixo que saibam, da forma que deixo que saibam.
Sabem o que lhes conto, e somente os poucos a quem vou contando algo.

Por isso, todos os outros, por favor, rachem lenha!

Admiram-me as pessoas inteligentes, talvez seja esse o problema, a arrogância e a inteligência, por norma, andam de mãos dadas... Admiram-me as pessoas inteligentes, visionárias, muito à frente do seu tempo, que por verem fumo assumem que há fogo. Que assumem que sabem o que na verdade nem imaginam. Que não se coíbem de julgar e opinar e condenar, sem saberem da missa a metade, sem ouvirem os dois lados.

Novidade: uma estória tem, no mínimo, duas versões. No mínimo!
Outra novidade: a verdade nem sempre é branca ou preta.
Mais uma: as pessoas são seres complexos e com sentimentos. Não são robôs a quem nós dizemos "perdoa" e ele perdoa, "esquece" e ele esquece... Ou cães, com muito instinto mas sem sentimentos, a quem nós ordenamos "rebola" e ele rebola, "busca" e ele vai buscar...
Era bom que assim fosse, mas ainda não chegamos lá... Estamos quase.

Muita gente me procura para falar. Muitas vezes me perguntam "O que é que eu faço?". Nunca respondo a essa pergunta. Cada um sabe da sua vida. Eu não me intrometo na vida de ninguém. Talvez por não gostar quando tentam fazê-lo comigo.
Já tive algumas chatices, algumas muito sérias, por causa disso.
Repito: não admito a ninguém!

Já tomei más decisões na minha vida e assumo total responsabilidade por elas.
Sim, foram más decisões. Sim, foram péssimas decisões.
Mas também tomei muitas decisões boas.
E, no entanto, é sempre com as más decisões que eu acabo por aprender mais.
Procuro sempre não repetir erros e más decisões. Mas, se optar por repetir, ninguém tem nada a ver com isso! Se me der mal, sou eu que sofro.
Ninguém me atura quando ando ferida. Porque eu isolo-me. Por isso, nem se podem queixar.

Façam-me um grande favor, peço encarecidamente: metam-se na vossa vida!
Eu sei que a minha é bem mais interessante. Parece uma novela mexicana, não é? Emocionante! Mas é minha!
Arranjem uma!
E, sobretudo, não mandem bitaites sobre a vida alheia. Vida sobre a qual nada sabem. E sobre uma pessoa que não fazem a menor ideia de quem seja.

Quem vê caras não vê corações. E quem lê blogues não vê além disso mesmo...
Mas com muita pena vossa, não é?...



* Este texto não é uma indirecta para ninguém. Ou melhor, é uma indirecta para alguém. Mas esse alguém jamais lá irá chegar, infelizmente!

9 comentários:

Ortlinde disse...

indirecta?! psss imaginem quando for uma directa !!!

tá brava........

Ortlinde disse...

e mais! tens toda a razão! eu também não gosto nada que dêem palpites na minha vida, mesmo que sejam certos. Não pedi, não dá!
Como tu já uma vez me disseste, é gente sem vida própria e quando a dos outros é mais interessante, não resistem a meter o bedelho!

Brunhild disse...

Ai, esta minha vida... Pelo menos dá-me para rir... Abençoado sentido de humor!

Brava bravíssima!... ;)

Carpe Diem disse...

Olha que eu assino por baixo e concordo plenamente com o que dizes...eita mulher com pelo na venta!! :)

Tu e que sabes o queres, como queres e com quem queres desta Vida e como só se vive uma vez tens de suportar as boas e mas escolhas, nem mais!!

Sabes que podes contar comigo e era o que mais faltava dar-te opiniões, tu és muito dona do teu nariz e dos oculos vermelhos que colocas em cima dele :)

Beijos furiosos
Nuno.

Bruno Ramalho disse...

isso de mandares bitaites sobre a tua vida e sobre como achas que queres as coisas tem que mudar, vê lá se atinas mas é que o povo tá d'olho em ti!




;D

Brunhild disse...

Diz quem?!

Big brother is watching me?!... Que medo!... (Ò p'ra mim a tilintar de medinho... :D)


PUOOOOOERTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Bruno Ramalho disse...

epah, um gajo já não pode dizer nada a sério, que levas logo a brincar! ;DD

Porto!

Brunhild disse...

AHAHAHAHAHAHAHAH

tu não sabes... não é assim...
eu ensino-te:

PUOOOOERTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Bruno Ramalho disse...

ora deixa lá ver...

PUOOOOO...dragão!

oh merda.