Páscoa: o ovo e o coelho

"A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!"



"Símbolos da Páscoa

Os símbolos da Páscoa são o coelho e os ovos. A tradição do coelho é dos emigrantes alemães que foram para a América e acreditavam que o coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã do Domingo de Páscoa.
A tradição não veio para Portugal, mas a imagem do coelho, sim. O outro símbolo é o ovo que representa o nascimento e a renovação. De uma forma simples, podemos dizer que é o símbolo da vida. Os símbolos cristãos da Páscoa são o cordeiro que simboliza Jesus Cristo, a cruz que representa a morte e ressurreição e a vela que simboliza a luz."




"A tradição de dar um ovo na Páscoa tem milênios. Anteriormente, o ovo era de galinha mesmo. O hábito de dar ovos de verdade vem da tradição pagã! Agradeça aos confeiteiros franceses o ovo que você come na Páscoa hoje ser feito de chocolate. Caso contrário, você ganharia um belíssimo ovo de galinha para celebrar a data."


and soyon and soyon... Google power!

Até há bem pouco tempo, em minha casa, os ovos eram de galinha, cozidos com casca de cebola, para ficarem com uma cor mais bonita.
Eu e o meu irmão passávamos o sábado a pintá-los.
Os pães-de-ló eram caseiros, feitos em forma de barro. Muito melhores que estes comprados feitos.

A minha família é mesmo tradicional! Lucky me!...


E a tradição das amêndoas, de onde vem?
Agora é a vossa vez.

Sem comentários: