não sou chorona

Já tinha saudades de assistir a um concerto da ONP. E haverá programa melhor para o regresso, do que Wagner? É possível que haja mas não estou a ver.
Na primeira parte Wesendonck Lieder e, na segunda parte... suite sinfónica de Tristão e Isolda. Assisti ao concerto de pele arrepiada e de quando a quando, os olhos rasos de água. Wagner tem via-verde, entra sem pedir autorização. E ainda bem!

O primeiro impulso foi colocar Liebestod (morte de amor). Mas acho que já coloquei quase todas as versões disponíveis no YouTube. Por isso, deixo-vos Traume, o quinto Lied de Wesendonck Lieder.
Curiosamente este lied foi um esboço que Wagner desenvolveu posteriormente em Tristão e Isolda.




Sonhos (Traume)
Tradução de Nuno Bettencourt Mendes
(retirado do programa do concerto)

Diz, que sonhos maravilhosos
Guardam prisioneira a minha alma,
e não desapareceram como bolhas de sabão
num desolado vazio?

Sonhos, que a cada hora
De cada dia florescem, mais belos,
E que, prefigurando o Céu,
Atravessam, em felicidade, a minha mente!

Sonhos, que como raios de glória,
Penetram a alma
Para aí deixarem uma imagem eterna,
esquecimento absoluto, única recordação!

Sonhos, que como o sol primaveril,
Ao beijar a neve, dela fazem flores sair,
Que, como uma felicidade inimaginável,
Acolhem o novo dia.

E Crescem e florescem,
E exalam um perfume, como num sonho,
Desvanecem-se sobre o teu peito,
E só depois se afundam no seu túmulo.

11 comentários:

CatFish disse...

Quase que nos cruzávamos. Desisti de ir no ultimo momento. Wagner para mim só tem um problema. Pela enfermidade constante na música dele e a inconstância quase doentia de ambientes não o consigo ouvir grande parte do Ano. Desconserta-me demasiado. É simplesmente demasiado para a minha mente e coração poder assimilar.
Bj*

Brunhild disse...

:)
Compreendo perfeitamente.
Mas fizeste mal, perdeste um bom concerto.
Claro que, Brunhild, é suspeita a falar... ;)
bj

Bruno Ramalho disse...

nunca fui a nenhum :/ tenho a mania que sou gajo do rock e depois é isto. Fico à espera de um convite teu para me estreares como deve ser, please! :D

Brunhild disse...

Eh pá, grande responsabilidade. Mas sou gaja para pensar no assunto. Vou espreitar a programação da ONP... ehehehehe
Não sabes no que te estás a meter!!!... ahahahahahahah

Bruno Ramalho disse...

LOL então não sei?!? Há sempre uma primeira vez, e parece-me não podia ser melhor do que ao teu lado! :D

Brunhild disse...

xiii, agora babei! :S

ja espreitei a programaçao. tal como me recordava, ate ao final do ano, nao ha mais nenhum concerto q me puxe.
podes sp fazer a tua estreia no concerto de Natal do Coro da Sé... eheheheh

Bruno Ramalho disse...

pois, nesse eu já tinha pensado, tens de dar pormenores na altura para não passar ao lado! Tenho de me juntar em trupe aí com o pessoal ;)

Brunhild disse...

loooooooool
nao se esqueçam dos cartazes de apoio!...
atenção q eu n dou autografos... :D
ok, depois eu anuncio...
agora vou trabalhar, ok????...
fui!
*

CatFish disse...

acredito que tenha sido. Ainda por cima dirigidos pelo Zilm. Não costumo perder esses concertos. Mas também não dá tempo para tudo.
Bjo*

Carpe Diem disse...

Quem me dera eu a tua companhia, bem convido (e o programa do S. Carlos é bom este ano) e nada... sera que é como o ditado que, quem espera sempre alcança? :)

Beijos

José Luís Reis disse...

Eu também estive na casa da música. Adorei.