no mesmo tom

No outro dia, falava com um amigo sobre cinema e relatava uma cena de um filme que tinha visto recentemente e que tinha gostado.
Perguntou-me o nome do filme. Eu não me lembrava. Aliás, só me lembrava do título original e não me apetecia dizer.
Disse que não me lembrava e acrescentei que não ocupava a minha memória com coisas supérfluas como essas.
Quando me perguntou então com o que é que eu ocupava a minha memória, eu assumi-a como uma questão retórica e limitei-me a sorrir... Não me apetecia responder. Não lhe queria dar respostas.

Mas, que guardo eu na minha memória?...
Sorrisos discretos, palavras marcantes, cheiros característicos, toques suaves, olhares fugazes, momentos eternos... partes de pessoas.
Tudo roubado aos seus donos.
Vou guardado tudo, colecciono-os em segredo, num sítio só meu.

Tal como a personagem de Julette Binoche no filme "Palavras Mágicas" (Bee Season), que roubava pequenos objectos de outras pessoas por acreditar que eram dela, expondo-os secretamente, numa garagem que alugava em segredo.
A cena que mais me toca no filme é quando o marido (Richard Gere) visita o sítio pela primeira vez.
[Eu procurei na net imagens ou vídeos dessa cena mas não encontrei. E, se eu não encontrei, é porque não existem...]
A garagem que ela aluga em segredo, apesar de escura, brilha com todos aqueles objectos. Cada objecto no seu preciso lugar, escolhido a dedo, só fazendo sentido como um todo. Só fazendo sentido para ela. Talvez por isso não partilhasse.

Também eu colecciono tudo isto. Nada é meu mas fazem parte de mim.
São estes pequenos "objectos", guardados em segredo cá dentro, que me fazem brilhar.
O meu brilho não é meu, nem é brilho. É um reflexo, do que guardo dos outros...

9 comentários:

Carpe Diem disse...

Nem tenho palavras para comentar e, provavelmente, sigo a mesma cartilha... pelo menos não esqueço um sorriso e um tique :)

Continua assim a fazer poesia com as palavras com muito sentimento.

Foste ver o "Paris"?

Beijos
Nuno.

Brunhild disse...

Ainda não. Talvez amanhã ou depois...

bj

CatFish disse...

Hm... tens que te deixar de posts destes... já ando lixado que chegue.

Um beijo*

Bruno Ramalho disse...

Obrigado pelos teus brilhos ali para os meus lados ;)

ainda não sei, talvez um cafezinho! *

Brunhild disse...

Que se passa, Catfish?!...
Andas a trabalhar demasiado...
beijo


Mr b-boy,
É sp um prazer espalhar purpurinas por aí... :D
Espero que tenhas um excelente aniversário!

Não haver bolo e "parabens a você"?!?!?!... Ai, que desilusão!!!...

Bruno Ramalho disse...

ohh ohhh, por quem me tomas pah? Já tive disso à meia-noite e vai haver mais logo aos después del dinner, mas vai ser só em família. Depois há mais! ;)

Brunhild disse...

Mais o q? Gelado de oreos??... :D

Bruno Ramalho disse...

diz lá que não gostaste da minha lembrança ;P

ós pelos vistos vai haver bolito e champagne, mas é suposto eu não saber, porque vai ser surpresa... queres vir provar a doçaria? Mas é surpresa!!! ;)

CatFish disse...

nem reparei nesta tua resposta.
E o mais cómico é que nem sabes quanta verdade levas no que dizes :) ando mesmo e ando a perder tino por isso, e quando, como aqui foi o caso leio algo que me passa pela cabeça muitas vezes, deixa uma pessoa ligeiramente abaixo da linha de água, sem conseguir apanhar ar.
Concerteza me faço entender :)
Bj*