Segundo dia de dois mil e oito

Sempre pensei que as dores de cabeça fossem um mito. Froufrou de gaja. Sim, porque gajo que é homem não tem dores de cabeça.

Pois eu adoptei uma cefaleia como minha companheira. Somos inseparáveis há uma semana. Acordo com ela, assim fraquinha, como se fosse uma reminiscência. Ao longo do dia intensifica-se. E, quando me deito, ela está no seu auge, até a sinto latejar.

Consequentemente, tenho tido dificuldade em adormecer. E mesmo o sono não tem sido pacífico: acordo várias vezes e até sonho, imaginem só! Também não ajuda a minha gata ter cismado em dormir na minha cama, de preferência em cima de mim e a fazer ronrom em volume máximo. De cada vez que me mexo, começa a banda sonora. Gata mimalha e caprichosa. Não sei a quem sai assim.

Perdi o (pouco) sentido de humor que me restava. Ando irritadiça, impaciente e mais intolerante que o habitual.

Estou no meu limite.
Resolvi averiguar.

Descobri que existem 11 tipos de cefaleias. Inclusive uma associada à actividade sexual, que foi imediatamente colocada de parte. Assim como a cefaleia da tosse e a associada ao exercício físico. Fui excluindo as cefaleias até ficar com duas: Enxaqueca e Hemicrania Contínua.
Obviamente que eu não sou do tipo de ter uma enxaqueca ordinária. Por isso, resolvi que a minha cefaleia seria do tipo Hemicrania Contínua: dor unilateral sem mudança de lado, diária e contínua; Sem intervalos livre de dor; A intensidade é moderada, porém com exacerbações de dor severa; Há resposta completa à terapêutica com indometacina.
Indo-quê???
"Indometacina é um fármaco utilizado pela medicina como potente inibidor não selectivo da COX, que também pode inibir a fosfolipase A e C, reduzir a migração dos PMN e diminuir a proliferação das células T e B. É bem absorvida V.O. e seu metabolismo ocorre no fígado. É usada principalmente como um agente anti-inflamatório e pode também ser utilizada no tratamento da artrite."

Exactamente o que eu pensei! É preferível ficar com a minha cefaleia.
O problema é que o trabalho não rende, o nível de concentração é muito reduzido e sinto-me cansada a maior parte do tempo. Eu sei que não ajuda o facto de andar a descansar pouco (em qualidade e quantidade), beber demasiado e alimentar-me mal. Mas ela não veio na melhor altura.

Sendo assim, vou fazer uma pausa. Decidi aproveitar este tempo fantástico, e o facto de ainda não ter carro, para ficar em casa. Vou tirar o pó aos meus CDs de blues e de jazz.
Vou chegar a casa, tomar um banho a escaldar, daqueles em que o espelho do quarto-de-banho fica todo embaciado. Vou vestir o meu pijaminha, pegar na minha gata e deitar-me a ouvir música.
Na verdade, o que eu precisava mesmo, era de um chapéu/boina/touca que funcionasse para a cabeça como as meias de descanso funcionam para as pernas.
Mas enquanto os nipónicos não se lembram disso, eu vou tentar, pelos velhos métodos, esvaziar a cabeça de tudo o que está lá dentro. Depois reconstruir, lego a lego. Fazer um ponto da situação e recomeçar daí. Não dá para continuar assim perdida.

Sem comentários: