Andei a pesquisar...

"Os preconceitos não são, de forma nenhuma, negativos em si mesmos, pelo contrário, são necessários para evitar a repetição de pensamentos e raciocínios mentais constantemente; precisamente pela sua função, os preconceitos podem actuar como um verdadeiro limite do conhecimento ou da sua inovação."
"O cérebro humano quando desenvolveu uma ideia suficientemente e chegou a uma conclusão incorpora-a na memória para não ter que repetir todo o processo."
"A potência do cérebro aumenta consideravelmente com esta automatização, a velocidade de resposta será muito superior por duas causas.A primeira, porque a informação de entrada se coloca directamente nos campos preparados dos subprogramas ou funções e depois de recebidos todos os dados, dispara automaticamente a operação concreta.A segunda, porque bastam umas poucas respostas do sistema para validar a saída ou resultado da operação.

Neste sentido a rapidez pode ser semelhante ou inclusivamente superior ao das respostas ultra-rápidas do gestor da linguagem."

Provavelmente, a minha capacidade de resposta/reacção é fraca porque eu sou uma pessoa com poucos preconceitos. Para mim cada caso é um caso, cada pessoa é uma pessoa, cada situação é uma situação.


Mas agora a parte que interessa!

"Tanto os preconceitos como as respostas automáticas são criações prévias do intelecto, pelo contrário as respostas seguras, as que têm um certo grau de fiabilidade e as utra-rápidas ou semelhantes são consequência do funcionamento directo do mesmo."
"O facto de que se detenha o raciocínio seguro da lógica pura quando os resultados não têm 100% de segurança de estar correctos, não significa que não se possa continuar a retirar conclusões não tão seguras mas operativas dentro de uma margem de erro razoável. Também é possível que no final do raciocínio, já intuitivo, se chegue a alguma conclusão que, uma vez alcançada, se possa comprovar ou verificar por outros meios ou com outra perspectiva. Em todo o caso, fica patente que a intuição chega muito mais longe do que a lógica pura."


Traduzindo... É possível que eu não use lentes cor-de-rosa. É possível que eu tenha somente intuição apurada e veja o que escapa aos outros!... Não?! :s

Mas falta um vector: a criatividade!

A minha obstinação vai ser o meu fim. Já me imagino, daqui por uns anos, a fumar compulsivamente à frente de uma slot machine, a investir, à espera que saia o jackpot. E claro que o jackpot acabará por sair à pessoa que vem a seguir.
Brincadeirinha! Nunca seria numa slot machine. A ser, seria nas cartas. Handicap do tempo de estudante...

1 comentário:

Carpe Diem disse...

Provavelmente sim, podes ser uma daquelas pessoas que nasceu com o tal sexto sentido, n para ver pessoas mortas mas para descobrir como é cada um na realidade...

Eu sinto que tb tenho uma intuição forte para aquelas pessoas que valem a pena e merecem o nosso esforço, contudo ainda n uso nenhuma lente... pelo menos que me lembre :)

Continua a ser assim, essa pessoa simples e especial que és, beijos
Nuno.