A Pirolito

Há algum tempo que pensava escrever este texto. Tinha decidido que o escreveria para o teu aniversário. A fazer lembrar aqueles que trocávamos há décadas. Mas acabei de mudar de ideias. Afinal, eu nem sou apologista de presentes e surpresas nas ocasiões esperadas, por isso, para quê adiar?

Guardo poucas imagens do passado. Acho o passado um fardo muito grande para carregar. Prefiro viver o presente e pensar no futuro.
No entanto, há uma imagem que guardo bem nítida, o teu ar assustado e perdido, sentada sozinha, naquele primeiro dia de aulas da primeira classe: o dia negro da infância, aquele que temos de sair do ninho e aprender a voar sozinhos.
Perguntei-te se podia sentar-me a teu lado e, assim ficamos, sentadas lado a lado até hoje, melhores amigas.

É impressionante constatar a mutação que sofreste ao longo dos anos. Uma menina com medo de tudo que se transformou numa grande mulher.

Sabes que sempre admirei a tua capacidade de entrega em te entregares às paixões.
É admirável como alguém tão tímido, tão inseguro, conseguia atirar-se de cabeça sempre que se apaixonava, sem rede e sem medo, sem hesitações.
E caías redonda no chão, completamente desfeita, choravas, desesperavas e, no entanto, passado um tempo, lá estavas tu, pronta a arriscar tudo de novo, como se fosse a primeira vez, a acreditar e a atirares-te de cabeça novamente.
Uma força da natureza!
Uma guerreira!

Tenho-me lembrado muitas vezes de ti, como já te disse. Compreendo-te melhor agora. Aliás, agora compreendo-te! E, deixa-me que te diga, ainda te admiro mais!

Fico feliz por ver que encontraste o que sempre procuraste. Mesmo que isso signifique perder a exclusividade da tua companhia, não teres a mesma disponibilidade que tinhas.
Não há ninguém que grite “esfole” com tanta prontidão como tu quando eu dizia “mata”.

Sinto muitas saudades nossas. Fazes-me falta. Mas sei que a vida é mesmo assim e que o tempo corre mais que nós. Além disso, temos sempre os nossos momentos. Esses ninguém nos tira. Passamos por tudo juntas e isso pesa.

Estás a um passo de concretizar o teu grande sonho: ser mãe. Pois eu tenho a certeza que serás uma excelente mãe e que o baby será tão bonito quanto tu, que és ainda mais bonita por dentro que por fora. A Catarina Furtado de trazer por casa. A Carrie Bradshaw do grupo, sempre impecavelmente apresentada, sempre na crista da moda.

Uma vez que antiguidade é posto, tenho apenas uma exigência a fazer: ser a primeira a saber quando houverem novidades!
Pronto, ok! Eu permito que contes ao pai da criança primeiro. Mas logo a seguir sou eu, ok?

Fazes parte da minha família. Os teus pais são meus pais. O teu irmão é meu irmão. E tu és minha mana. És e serás sempre a minha melhor amiga, estejas longe ou perto, falando pessoalmente ou via messenger.

E.J.P.S.

Esta é para ti...

2 comentários:

Anónimo disse...

Não estava á espera...
Nada do que escreva neste momento, está á altura do que sinto.
Como já me conheces á muito tempo, mais que muito e melhor do que ninguém(arrisco a dize-lo com toda a segurança)sabes que estou num "pranto".
Foi a melhor prenda que já alguma vez me deste(desculpa lá!!!).
Um dia vou retribuir, fica a promessa, não como um dever, mas sim como uma necessidade, pois acredita que tenho tanta coisa para te dizer...
sinceramente OBRIGADA.
Tenho muitas saudades nossas.

E.J.P.S

Brunhild disse...

Eu sei que não estavas à espera. Eu sou assim, ataco quando menos se espera. :)
Podia ter dito mto mais mas, chegou uma altura, que já estava difícil escrever e comecei a divagar mto.
Quem sabe num encore?... :)
bj grd