Christoph König substitui Marc Tardue

A CdM já anunciou a programação para o próximo ano TODO (primeira novidade!). E, esse momento, foi aproveitado para anunciar também quem será o maestro que irá substituir Marc Tardue: Christoph König.
Já tive oportunidade de assistir a um concerto da ONP dirigido por ele (O Castelo do Barba Azul) e confesso que gostei bastante. Têm a minha aprovação. (Eh!)
Tenho uma certa pena que Tardue vá embora. Mas acredito que a orquestra estava a precisar de sangue novo e de alguém que conseguisse domar algumas rebeldias que por lá circulam...
Gostei de ler algumas das declarações que König fez à imprensa: "Para o biénio 2010/2011, vamos executar sinfonias de Gustav Mahler" (bravíssimo!!!), "música clássica austro-alemã vai constituir uma parte da programação. A par disso, interesso-me bastante pela música russa. Ainda assim, os compositores portugueses não serão esquecidos" (é bem!), descreveu a ONP como "Amável, um pouco vaga, com muito talento, com muita ambição, às vezes, demasiado relaxada. Mas julgo que me escolheram para lhes colocar um pouco de ordem" (assim esperamos) e, a cereja em cima do bolo, "Gosto muito da cidade... Ainda assim, enquanto por aqui estiver, vou ser portuense. Mas a cidade é incrível! O Porto tem mar, rio, pontes, um centro histórico tão precioso, que me deixa encantado" ('tá aprovadíssimo!).

Já tive oportunidade de espreitar a programação da ONP para o próximo ano. Há muitos concertos aliciantes principalmente aguns com um coro em particular...
O último concerto de Marc Tardue à frente da ONP será o concerto de Natal deste ano, a 22 de Dezembro, com o Coro da Sé Catedral do Porto: O Messias de Handel. Por todos os motivos e mais alguns, será de não perder! Concerto esse que já se encontra esgotado, obviamente.

Uma última nota para o grafismo do novo sítio da CdM. Não podia ser mais feio! Tanto dinheiro investido em Comunicação & Imagem e na querida Guta Moura Guedes para isto?! Se calhar deviam investir noutras coisas mais importantes. Não sei. Talvez na programação!...
Diz Pedro Burmester que a programação contempla actuações de próximidade, "sem fato e gravata". Muito bem! Mas não foi este mesmo senhor que, este ano resolveu comemorar o aniversário da Casa com um concerto de gala?! Com direito a passadeira vermelha e muitos flashes! Onde deambularam todas as celebridades e mais algumas? Onde a Gutinha desfilou à Jessica Rabbit?! Se calhar estou a fazer confusão... Ou não!
Haja paciência! Bah

1 comentário:

Carpe Diem disse...

Quer-me parecer q tenho de ir ao Porto ver essa programação... e eu q ainda n conheço a Casa da Musica, bolas!!! :)